Esse blog quer servir de lugar de reflexão e apoio para a sua vida. Quer levar você a olhar para além deste mundo, com suas coisas boas e ruins, e ajudá-lo a construir a sua vida em uma rocha firme, imutável e eterna. Que possamos dizer: Ainda que a coca-cola acabe... Jesus é a minha esperança e alegria! E isso ninguém me tira! Dê uma olhada no resto deste post: clique aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lentilha só para o estômago!

 
Como tradição, na virada do ano, muita gente come lentilha. Dizem que dá sorte e prosperidade. Na minha casa não era diferente. Mas “acho” que não dá muito certo essa “macumba culinária”, porque nunca ficamos ricos, por mais lentilha que comêssemos.

Nunca tive crise com isso, apesar de alertar os “crédulos” (nessas coisas acreditam!) sobre a bobagem que isso representa, como também escolher alguma cor para trazer alguma força específica para o ano vindouro, seja paz, saúde, dinheiro, felicidade... Aproveito que rola uma lentilha no ano novo, e como pra valer, porque gosto muito.

Não tenho crise com essa lentilha, porque ela, como Jesus disse, entra pela boca, vai para o estômago, e depois é eliminado, vocês sabem por onde. Há uma outra, bem perigosa, que destrói a vida com Jesus de muitos jovens por aí, não só, mas principalmente nessa época do ano. Essa outra lentilha podemos chamar de “Lentilha do Jacó”. Lembram da história? Esaú veio morto de fome de uma caçada, e Jacó estava fazendo um cozido de lentilhas. Devia ser aquela bem gostosa, com calabresa, bacon, costela de porco defumada, e tudo mais que se tinha direito. Esaú pediu um pouquinho para o Jacó. Esse, muito esperto, fez um trato: “Eu dou a lentilha em troca do seu direito de filho mais velho”. Esaú olhou para aquele ensopado, para a costelinha de porco defumada, sentiu sua barriga roncando... e aceitou! (Gn 25.29-34)

Dessa lentilha eu tenho medo: a Lentilha de Jacó. Ela faz com que se abra mão de coisas grandiosas. Você me pergunta: Mas ele só deixou que o Jacó achasse que era o mais velho. Entenda: Esaú abriu mão, primeiro, de ter a maior e melhor parte da herança de seu pai, Isaque. Depois, de ser aquele que iria carregar a promessa que Deus fez a Abraão, de fazer dele uma grande nação. Ele abriu mão das promessas de Deus por um prato de lentilhas!

Como essa lentilha aparece por aí no fim do ano. É só ver como a frequência de jovens nos grupos depois da pausa de férias diminui. Sabe o que acontece? Muitos jovens resolvem comer a Lentilha do Jacó! São festas, amigos novos nas praias, azaração, “ficação”, bebedeiras, orgias... e por aí vai. Para muitos jovens, parece que Deus também tira férias nesse tempo, e não é preciso mais de obediência a ele. Além disso, tem muita gente “morta de fome” para aproveitar o mundo a sua volta. E no meio dele está a Lentilha de Jacó. E muitos, de novo, irão vender as promessas de Deus, a vida com Jesus, a salvação que receberam dele, por esse prato, que a princípio parece saboroso, mas depois irá causar muita tristeza (Hb 12.16-17).

Pessoal! Fujam da Lentilha de Jacó! A barriga da velha vida vai roncar... a lentilha vai parecer gostosa... mas quão mais valioso é participar do banquete do Rei Jesus desde agora, com suas promessas de vida (não só depois das férias), e plenamente no porvir! Líderes de jovens: advirtam o seu povo. Eles precisam estar alertas para que permaneçam firmes, apesar de toda tentação momentânea do pecado. Que o nosso Cozinheiro dos céus, faça com que a gente sinta o cheiro da comida celestial e não a troque por nada desta terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário